R.I.A e Sprinkler



R.I.A

  Segundo o Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, existem edificações que, com determinadas utilizações-tipo, categoria de risco ou ainda com características arquitetónicas que tornem difícil o combate a incêndio a partir dos meios existentes nos veículos de socorro, devem ser servidos por uma rede interior de incêndios fixa, própria para a intervenção dos bombeiros.

  As bocas-de-incêndio devem ser submetidas a manutenções anuais, em conformidade com a norma EN 671-3 e por empresas registadas na ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil), na área da manutenção de sistemas de extinção por água.



Sprinklers

  Os Sistemas de Extinção Automática de Incêndios por Sprinklers são sistemas com capacidade de deteção e extinção de um foco de incêndio, na sua fase inicial, sem necessidade da intervenção humana. Estes sistemas funcionam automaticamente, em caso de incêndio, e estão localizados ao nível dos tetos ou das coberturas, podendo localizar-se também entre racks ou sob estantes, em locais específicos.