Extintores



  Os extintores são equipamentos de proteção ativa contra incêndios. Embora não permitam combater incêndios de grandes dimensões, se forem utilizados corretamente permitem evitar que um incêndio se propague.

  Sendo considerado um meio de primeira intervenção, é fundamental que na hora da sua utilização o mesmo funcione e como tal a manutenção do mesmo é um dos aspetos mais importantes dos extintores. A manutenção dos extintores é obrigatória por lei e deve ser efetuada anualmente ou sempre que o extintor for utilizado, por empresas especializadas/registadas na ANPC e certificadas segundo a norma NP4413:2012.

Tipos de extintores

Pó Quimico:

  O extintor de Pó Químico inibem quimicamente a combustão e é um dos tipos de extintor mais versátil que existe. Age por abafamento quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão. O pó seco é eficaz não só em incêndios de classe A e B, mas também é útil no combate ao incêndio de classe C (equipamentos elétricos). É por isso que este extintor polivalente oferece uma excelente proteção

CO2:

  Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). Age por abafamento e por arrefecimento em ação secundária. É asfixiante, devendo assim, se evitar o uso em ambientes pequenos. A grande vantagem do extintor de incêndio de CO2 é que por ele ser um gás não deixa resíduos, o que é muito indicado para ambientes e equipamentos sensíveis a poeira.

Água:

  Extingue o fogo por arrefecimento e pode ser utilizado na forma de jacto ou pulverização. O sistema de jacto de água deve ser utilizado apenas para fogos da classe "A". A água pulverizada pode ser utilizada em fogos da classe "A" e em fogos da classe "B", quando se trate de líquidos combustíveis dos chamados pesados, tais como fuelóleo, gasóleo, etc).

Espuma:

  Os extintores de espuma projetam uma mistura espumosa, obtida através de água, líquido espumífero e ar. Age por abafamento, e por arrefecimento num segundo momento. A espuma (tipo AFFF) forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a reignição do foco de fogo.




CLASSES DE FOGOS AGENTES EXTINTORES
À BASE DE ÁGUA PÓ QUÍMICO CO2
ÁGUA ESPUMA ÁGUA COM ADITIVO AGENTE QUÍMICO
HÚMIDO (especifico
classe F)
ABC DC D CO2
A -
FOGOS ENVOLVENDO SÓLIDOS.
EX: MADEIRA, PAPEL, TÊSTEIS, PVC, ETC.
SIM SIM SIM NÃO SIM NÃO NÃO NÃO
B
- FOGOS ENVOLVENDO LÍQUIDOS.
EX: GASOLINA, ÓLEO, GORDURA, ALCOÓL,
SOLVENTES, ETC.
NÃO SIM SIM NÃO SIM SIM NÃO SIM
C
- FOGOS ENVOLVENDO GASES.
EX: BUTANO, PROPANO, ACETILENO, ETC.
NÃO NÃO NÃO NÃO SIM SIM NÃO SIM
D
- FOGOS QUE RESULTAM DA COMBUSTÃO DE METAIS.
EX: SÓDIO, POTÁSSIO,
MAGNÉSIO, ETC.
NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO SIM NÃO
F
- FOGOS ENVOLVENDO PRODUTOS PARA COZINHAR EM APARELHAGEM DE COZINHA.
NÃO NÃO NÃO SIM NÃO NÃO NÃO NÃO